domingo, 9 de março de 2008

Apresentação

A importância do estudo das relações internacionais tem crescido significativamente no Brasil nos últimos anos. Isso ocorre em função de vários fatores: o avanço da globalização da economia e a expansão comercial nos anos 1990; o desenvolvimento das novas tecnologias de informação e de seu principal vetor de comunicação, a INTERNET; a crescente integração pela política externa brasileira de componentes cultural, comercial e econômico; o aumento do interesse dos cidadãos e da opinião pública por temas mundiais relativos ao meio ambiente, aos conflitos regionais, ao protecionismo comercial; as estratégias de internacionalização das redes, das ONGs e das empresas. Nesse contexto, a Bahia lança-se no processo de internacionalização de sua economia e abre-se cada vez mais ao campo das relações internacionais, sobretudo no que diz respeito a dimensões culturais, turísticas, histórico-patrimoniais e comerciais de sua estratégia de desenvolvimento.

Um dos requisitos fundamentais para atender aos desafios múltiplos e complexos da internacionalização e da globalização é justamente a qualificação de profissionais que atuam na área internacional em organizações envolvidas com esses processos, particularmente seus gestores, analistas de conjuntura e gerentes de projetos internacionais (no setor público, nas empresas e no terceiro setor). Não menos relevante é a qualificação na área de relações internacionais de alunos e professores interessados neste campo interdisciplinar de pesquisa e ensino. O Curso de Especialização em Relações Internacionais (CERI) visa, por meio de formação interdisciplinar em relações internacionais, a preencher a lacuna atual no conjunto dos cursos de pós-graduação da UFBA.



Objetivos do Curso


Objetivo geral:


Formar profissionais de nível superior capazes de analisar, relacionar e multiplicar conhecimentos e práticas relativos à área de Relações Internacionais no âmbito de seus respectivos campos profissionais.


Objetivos específicos:


1. Contribuir para a reciclagem e formação continuada de funcionários públicos e professores interessados pela área de Relações Internacionais;


2. Estimular a reflexão e a análise substantiva sobre temas da agenda mundial por gerentes, gestores e diretores de organizações privadas e do Terceiro Setor responsáveis por projetos comerciais, negociações internacionais, projetos culturais e projetos de desenvolvimento;


3. Proporcionar a estudantes recém graduados o desenvolvimento de capacidades analíticas aplicadas à dimensão internacional da gestão, da política e da economia.

Quem está Online?

CHAT

 
© 2008 LABMUNDO. Todos os direitos reservados.